Seja o exemplo: fácil dizer e vestir, não tão fácil de sentir e agir.

floreDentro do Movimento Empresa Júnior pregamos diariamente valores como colaboração, propósito, transparência, sustentabilidade, paixão pelo que fazemos.

No entanto, isso muitas vezes não é transmitido para a sociedade, nem mesmo para dentro de nossas casas. Quando acreditamos de verdade em um conceito, em uma filosofia de vida, vivemos esse conceito, somos essa filosofia. Mas e aí, será que o MEJ entende o que são mesmo todos esses valores?

Falamos, discursamos, fazemos palestras e cases sobre o assunto, mas o quanto o aplicamos de verdade? Ser o exemplo se trata daquilo que fazemos, das nossas atitudes. Ser o exemplo é a essência, e também o detalhe. Ter valores é tratar as pessoas com igualdade, respeitar a todos, dar importância para o que realmente importa na vida: tudo isso é a essência. No entanto, ter valores é também o detalhe: é não furar a fila, é não virar a cara, é não se omitir quando a responsabilidade bate na porta.

Nos nossos discursos dizemos a essência, mas nas nossas atitudes o detalhe aparece: e tenho que dizer, ele é repetidamente contrário à essência que dizemos ter. Será que estamos de fato passando a mensagem daquilo que pregamos?

O estereótipo do empresário júnior já existe: agente de mudança, jovem transformador, empreendedor de alto impacto positivo. No entanto, agimos como uma pessoa assim, em 100% dos momentos do dia? Fazemos toda e qualquer ação tendo em mente que somos esse ícone de transformação da sociedade, e assim não podemos fazer nada que vá contra os princípios fundamentais de um líder de mudança? Assumir o papel de agente de transformação, bater no peito e dizer que vamos transformar o Brasil não é “só pra bonito”, é uma responsabilidade imensa, e está mais do que na hora de entendermos a dimensão desse fardo que assumimos.

Defendemos uma causa e lutamos pelo que acreditamos ser certo. Entretanto, tendo ações não condizentes com a nossa filosofia de Movimento, não é de se espantar que não sejamos compreendidos por ninguém…

Somos o que escolhemos ser, somos o que fazemos.

O segredo está no detalhe diante do desafio: hesitação ou brilho no olho? Você decide: todo dia, todo minuto, em cada atitude, em cada detalhe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s