Meu quarto

prateleiras para quarto 11Olhei hoje em volta e vi uma vida toda decorada: no meu quarto, armários lotados de coisas que não preciso.

Enfeites, pastas velhas, brinquedos sem uso, roupas em excesso, coisas semi-quebradas, até mesmo livros que deveria ter lido, mas nunca vou ler.

Outro dia contei que tenho 83 camisetas. Quem precisa disso?? Pensei então e selecionei 8 para doar. 10% do total, sendo que não uso mais de 20% das que tenho…

Isso tudo sem contar que tenho ainda umas quantas camisas, pólos, camisetas de futebol… No total, eu poderia usar uma roupa diferente a cada dois ou três dias. Pra quê?

Quero me soltar disso tudo, dessa poluição, desse precisar excessivo, mas aos olhos dos outros é loucura, é comunismo, é ser hippie, é tudo menos normal.

Quem quer ser normal?

Das coisas no meu quarto, preciso das essenciais: cama, luz, algumas roupas, livros, computador. Se parar para pensar no que preciso MESMO, poderia até reduzir mais essa lista, mas vamos ficar por aqui, por enquanto.

De tudo que tenho, preciso de muito pouco para estar confortável, e de menos ainda para viver.

Por que então meu quarto não me representa? Porque não fui que o decorei! Minha mãe que planejou, comprou e arrumou quase tudo, desde os móveis até as minhas meias. Tenho alguns cantos do quarto que eu que fiz, como algumas fotos com mensagens e um canto com livros. Não é de se estranhar que essas sejam as partes que mais gosto…

Olho para frente e me pergunto, pra que servem prateleiras com coisas que não significam nada? Se tudo isso sumisse simplesmente não faria diferença nenhuma…

Ter uma vida decorada pelos outros é como ser o capitão de um navio pirata e ver outra pessoa atrás do leme, é como ser o técnico e ouvir ordens do dirigente, é como ser o diretor de inovação e meramente reproduzir o que as outras empresas fazem.

“I should be the one behind the wheel”, já disseram os caras do Incubus, em Drive. A sensação que tenho é que não dirijo totalmente minha vida hoje, pelo menos não dentro do meu quarto. Uma vida toda decorada pelos outros, é isso que vejo…

Você já parou para olhar para seu quarto? E para sua vida?

Deixe um comentário

